Questões pessoais levaram a chef gaúcha Isa Souza a morar em Miami (Flórida, Estados Unidos), mas foi o seu trabalho como chef e apresentadora de TV, ensinando pratos saudáveis e saborosos, e sua dedicação ao estudo dos hábitos alimentares dos americanos que transformaram Isa numa colaboradora da campanha Let's Move! (Vamos nos mexer!), lançada em 2010 pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. 

Crédito: VieiraPress

Créditos da imagem: VieiraPress

O trabalho de Isa Souza para o Let's Move! é dar orientações sobre alimentação e divulgar nos estados da Flórida e do território de Porto Rico o Healthy Lunchtime Challenge (Desafio da hora do almoço saudável), o ponto máximo de um concurso nacional nos Estados Unidos que incentiva crianças de 8 a 12 anos a prepararem suas próprias receitas saudáveis. Um estímulo à adoção de bons hábitos à mesa e à prevenção da obesidade, também uma epidemia no país. As crianças vencedoras em cada estado participam – com seus pais e responsáveis - do Kids's State Dinner (Jantar de Estado das Crianças) anualmente, na Casa Branca, com a anfitriã Michelle Obama, a primeira-dama americana. Este ano, o jantar - no qual são servidos alguns pratos com as receitas campeãs - acontece no dia 14 de julho. Os 56 ganhadores de 2016 já foram selecionados.

As receitas devem ser saudáveis, deliciosas, originais e seguir alguns critérios nutricionais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Isa conta mais detalhes.

“A minha missão como colaboradora da campanha é de visitar o maior número possível de escolas públicas e comunidades brasileiras, reunindo alunos, pais e professores para apresentar novos modelos de hábitos alimentares, por meio da criação de hortas escolares, de aulas de culinária e de palestras sobre a importância de uma alimentação saudável”, explica.

Isa ficou impressionada com a diversidade e a criatividade das crianças. “É muito inspirador vê-las desde novas tão conscientes, nos dá esperança de um futuro melhor”. A chef aponta também que essa “é uma maneira de incentivar as crianças americanas a criarem uma receita saudável e balanceada. E é uma iniciativa muito válida para as crianças, que acabam se interessando pelo tema alimentação saudável. Deveria servir de exemplo para outros países”, completa a chef.

O Let’s Move! (Vamos nos mexer!) é uma ampla iniciativa voltada para o combate à obesidade infantil lançada em 2010 pela primeira-dama dos Estados Unidos. Isa Souza conta que desde o lançamento acompanha o projeto e sempre teve muito interesse nele, já que é um conceito que usa em seu programa de televisão americana Isa Vida Y Sabor (Buenavision 51!) e também no seu livro Isa Vida Y Sabor - Fácil, Sano Y Sabroso, Paperback, 2013. A chef passou por um processo seletivo com várias fases e, depois de uma longa entrevista com a equipe responsável pela campanha, saiu a confirmação de que participaria. 

Isa tem 41 anos, é natural de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. É solteira e tem uma filha. Formada em Direito no Brasil, seguiu para a Europa para cursar mestrado na área. Há oito anos, foi para Miami, mas não conseguiu exercer a profissão, em função das diferenças na legislação local. Na busca por uma nova carreira, encontrou a cozinha. Autodidata, a chef se profissionalizou no French Culinary Institute, em Nova York. E depois de um convite inesperado acabou se tornando apresentadora e já foi considerada pela revista People uma das mulheres mais importantes da TV americana.

“Tudo começou em 2008, no aniversário de uma amiga, quando decidi dar de presente para ela os docinhos da festa. Nas festas dos EUA, eles não estão acostumados com doces como os do Brasil, servem geralmente tacos ou cupcakes. Eu fiz casadinho, brigadeiro, quindim, beijinho, surpresa de uva. E não é que fez sucesso? O pessoal enlouqueceu! E nessa festa tinha um produtor de televisão”, conta Isa.

Ela lembra que a primeira proposta do produtor era de um programa no estilo reality show, mas ela não conseguia se imaginar numa situação estilo “Big Brother”. Então veio uma segunda proposta, que resultou no Isa Vida Y Sabor, há seis anos no ar! Até a chef aceitar, porém, foi um processo trabalhoso: “eu treinava na frente do espelho e não gostava de me ver, mas fiz o piloto e todo mundo adorou”, relembra.

Confira duas receitas do Healthy Lunchtime Challenge (Desafio do almoço saudável) campeãs em 2015

 

Vegan Superhero Soup (Sopa vegana para super-heróis) 

Essa sopa foi criada por Leo Koch, de 8 anos de idade. Ele conta que precisa comer de maneira saudável porque sofre de diabetes tipo 1 e hidrocefalia: “comidas saudáveis ajudam para que eu fique o mais forte possível”, explica o pequeno chef de Maine (EUA).

Ingredientes 

1/2 couve-flor, cortada em pedaços pequenos

1 colher de sopa de azeite de oliva

3/4 de xícara de cebola doce (vidalia), descascada e picada

2 cenouras descascadas e picadas

1 pimentão vermelho picado

2 dentes de alho descascados e picados em pedaços bem pequenos

2 colheres de chá de chilli em pó

1/2 colher de chá de cominho em pó

1/2 colher de chá de sal

4 xícaras de caldo de vegetais

2 latas de feijão preto em conserva (grãos escorridos e lavados)

2 xícaras de espinafre

3 colheres de sopa de vinagre de maçã

2 xícaras de arroz integral

1 maço de salsa

1 limão fatiado

1/2 abacate maduro picado

Modo de preparo

  1. Cozinhe a couve-flor e reserve.
  2. Numa panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola, a cenoura e o pimentão e refogue por 3 a 4 minutos, ou até as cebolas ficarem transparentes. Acrescente o alho, o chilli, o cominho e o sal e deixe cozinhar por 1 minuto. Adicione 3 xícaras do caldo de vegetais.
  3. Num liquidificador ou processador, misture 3 xícaras do feijão preto com a xícara restante do caldo de vegetais, a couve-flor e o espinafre. Bata até virar um creme. Adicione essa mistura e o restante dos feijões pretos à sopa. Adicione o vinagre de maçã, aumente o fogo e deixe ferver. Depois, abaixe o fogo e mexa constantemente por uns 40 minutos, ou até a sopa engrossar.
  4. Enquanto a sopa engrossa, prepare o arroz integral.  Misture 5 xícaras de água ao arroz, deixe ferver em fogo médio. Depois abaixe o fogo e tampe a panela por 30 minutos ou até o arroz ficar macio.
  5. Sirva a sopa em cima do arroz, com a salsa e o sumo dos limões. Jogue o abacate picado por cima e está pronto!

  

Fabulous Fish Tacos (Fabulosos tacos de peixe) 

Essa receita veio do Nebraska (EUA). Grace Brown, de 8 anos, explicou qual foi a sua inspiração: “minha família adora acampar e pescar. Temos muitos produtos frescos em casa e meu pai é um pescador muito bom”. 

Ingredientes 

Para o molho tipo “salsa”: 

1 cebolinha picada

¼ de xícara de pimentão amarelo picado

¼ de xícara de pimentão vermelho picado

½ pimenta jalapeño sem semente

1 dente de alho descascado e picado em pedaços pequenos

½ abacate picado

½ xícara de manga picada

¼ xícara de salsa fresca

½ xícara de suco de laranja

 

Para o molho de alho e limão:

¼ xícara de iogurte grego simples

½ colher de chá de suco de limão

1 dente de alho, descascado e picado em pedaços pequenos

 

Para o peixe:

1/3 xícara de quinoa (lavada)

¼ xícara de suco de limão

¼ de xícara de pimentão amarelo picado

¼ de xícara de pimentão vermelho picado

1 dente de alho descascado e picado em pedaços pequenos

450 g de filés de peixe

1 colher de chá de cominho em pó

1 cebolinha picada bem fina

½ colher de chá de pó de chilli

8 tortillas de trigo, para tacos

Modo de preparo

  1. Para os molhos: em uma tigela média, misture todos os ingredientes do molho tipo “salsa”. Cubra e coloque na geladeira. Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes do molho, cubra e coloque na geladeira.
  2. Numa panela média para molhos, misture 2/3 de xícara de água com a quinoa e deixe ferver em fogo médio. Abaixe o fogo, cubra e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até a quinoa ficar macia. Reserve.
  3. Numa panela antiaderente grande, aqueça 2 colheres de sopa de suco de limão no fogo médio. Adicione os pimentões e o alho e cozinhe por cerca de 4 minutos. Passe os filés de peixe dos dois lados no cominho e acrescente à panela com os pimentões. Adicione o restante das 2 colheres de sopa de suco de limão e cozinhe os filés 5 minutos de cada lado. Gentilmente, corte os filés em pedaços menores. Adicione a cebolinha e o pó para chilli à quinoa e então, com cuidado, adicione a quinoa ao peixe e mexa para misturar.
  4. Para os tacos: aqueça as tortillas no micro-ondas. Num prato, adicione 1 colher de chá do molho de alho com limão em cada tortilla aquecida; preencha as tortillas com ½ xícara de espinafre. Em cada tortilla, coloque ¼ da mistura de quinoa e coloque o molho tipo “Salsa” por cima. Feche as tortillas e corte ao meio para servir.

 

Fonte: https://www.whitehouse.gov/sites/default/files/docs/healthy_lunchtime_challenge_kids_state_dinner_cookbook_2015.pdf