A prática de atividade física faz bem à saúde em qualquer idade, além de ser um excelente hábito na prevenção da obesidade na infância e na adolescência. Os pais devem dar o exemplo. Saiba como incentivar seus filhos a se tornarem mais ativos.

Embora existam fatores genéticos que predisponham à obesidade, a principal causa do excesso de gordura corporal ainda é o estilo de vida. Hábitos alimentares pouco saudáveis e sedentarismo são as principais causas em mais de 95% dos casos, afirma o professor de educação física Roberto Fernandes da Costa, doutor em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os exemplos dados pelos pais têm papel essencial na forma com que os filhos irão desde muito cedo lidar com a alimentação e a prática de atividades e exercícios físicos. Se os hábitos dos pais são inadequados, acabam sendo reproduzidos pelos filhos.

O período de férias escolares é uma boa oportunidade para que a prática de atividade física seja assumida como uma mudança de atitude não apenas momentaneamente, mas para toda a vida.