Se acabou a comida, a bebida e a canja, e só sobrou o bagaço da laranja, não 
desperdice esse alimento. A
maior parte dos benefícios da laranja está concentrada
no bagaço da fruta, e não no suco.
Ele contém altas concentrações de três minerais
essenciais ao nosso corpo: ferro, cálcio e magnésio, conforme mostrado pela engenheira
de alimentos
Joyce Grazielle Siqueira Silva, em pesquisa realizada na Unicamp. Descubra
como aproveitar esses resíduos na sua alimentação diária.
 

Uma porção de 100g de resíduo seco de frutas cítricas fornece 68% da ingestão diária recomendada de cálcio, 35% de ferro, 83% de magnésio e 10% de zinco. A ideia do estudo foi avaliar o potencial de cálcio, ferro, magnésio e zinco no bagaço de frutas cítricas (de diferentes espécies de laranjas e limões) provenientes das indústrias de sucos cítricos. Joyce também analisou nos resíduos a presença de substâncias antinutricionais, como os fitatos, que diminuem a absorção de minerais. O Brasil é um dos maiores produtores de frutas cítricas, sendo que a maior parte da produção é destinada às indústrias de suco. Consequentemente, são gerados toneladas de bagaço que são comercializadas para serem incluídas na ração animal.

“O consumo humano de bagaço de frutas cítricas é praticamente inexistente. Esses resíduos compostos pelos bagaços de laranjas e limões são fontes de cálcio e magnésio, contendo ainda quantidades de ferro e zinco e podem contribuir com a ingestão diária recomendada (IDR) desses minerais. Além de o produto ser rico em fibras”, enfatiza a engenheira de alimentos.

O bagaço representa quase 50% da fruta. Ele é rico em fibra e pectina, um polissacarídeo muito importante para auxiliar a digestão e impedir que o corpo absorva e armazene gorduras em partes localizadas. Joyce sugere usar os bagaços de laranjas e limões (a farinha seca) em adição a outros alimentos, como vitaminas, sucos, massa de pães e bolos (duas a três colheres de sopa cheias). “O estudo foi realizado com resíduo das frutas secas, porém ele pode ser consumido também sem secar, como é o caso de sucos e bolos feitos com parte da casca. Alguns pesquisadores já usaram o bagaço para fazer sorvete”, comenta a pesquisadora.

A parte experimental da sua dissertação foi realizada no Laboratório de Análise de Alimentos, sob a orientação da professora Juliana Azevedo Lima Pallone, do Departamento de Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp.

 

Aprenda uma receita com o bagaço da laranja 

Bolo de laranja com casca de laranja

Ingredientes

4 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de óleo

suco de 2 laranjas

casca de 1 laranja

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento

 

Modo de Preparo

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, o suco e a casca da laranja.

Coloque esses ingredientes em uma tigela e acrescente a farinha de trigo e o fermento.

Leve para assar em uma forma com furo central, untada e enfarinhada, por mais ou menos 30 minutos.