Preparar marmitas saudáveis, saborosas e criativas para a meninada não é tarefa simples. Por esse motivo, tantos pais fazem a opção por comidas industrializadas, como biscoitos, sucos em caixa e doces em geral. Mas o que facilita a vida dos adultos pode estar prejudicando bastante a das crianças. Os números relacionados à obesidade infantil disparam no mundo inteiro e já se sabe que os alimentos ultraprocessados, como os mencionados anteriormente, são os grandes vilões no combate a essa doença.

A nutricionista Karen Schlösser, que criou o curso “A incrível arte das marmitas”, lembra que a qualidade da comida é o mais importante. “Criança precisa de comida de verdade. O açúcar está presente nos industrializados de diversas maneiras, com nomenclaturas diferentes. É preciso ter atenção nos rótulos. Por isso, para não errar, é melhor investir em marmitinhas com alimentos feitos em casa. A conscientização da criançada começa em casa”, afirma. Para isso, Karen dá dicas de como fazer com que a alimentação na rua seja divertida, prazerosa e saudável.

 

  1. As porções devem ser pequenas e variadas. Criança gosta de comida divertida.
  2. Caso não possa fazer biscoitos em casa, sempre escolha opções que tenham farinha integral como primeiro ingrediente, que indica que a quantidade de item é maior que todos os outros.
  3. Ovinhos de codorna, tomates-cereja e queijo são muito bem-aceitos.
  4. Abusar das frutas (evite a maçã que pode escurecer até a hora do lanche).
  5. Procure sempre enviar a marmita em uma bolsa térmica para manter os alimentos bem conservados e livre de bactérias.
  6. Fazer a marmita junto com as crianças é uma atividade bem prazerosa. Caso a criança não aceite alguma fruta ou legume, não desista, apresente-o de outra maneira.
  7. Evite enviar molhos que possam derramar e criar um problema para a criança lambuzando roupas e até o material escolar.

 

Receitas para incrementar as marmitinhas 

Empadão de grão de bico com palmito

Ingredientes

500 gramas de palmito fresco

500 gramas de grão-de-bico            

Cheiro-verde picado (um molto)

Sal a gosto

Alho a gosto

Azeite de oliva a gosto

Modo de fazer

Deixe o grão-de-bico de molho por duas horas. Cozinhe com um pouco de sal até ficar macio. Escorra e passe na peneira ou no espremedor de batata. Bata com um pouco de azeite e forre uma vasilha refratária, deixando um pouco de massa para cobrir a torta. Faça um refogado com azeite e alho. Coloque o palmito picado e o cheiro-verde, tempere com sal e cozinhe até ele ficar macio.

Recheie o refratário e cubra com o restante do purê. Pincele com azeite e leve ao forno para dourar.

 

Omelete com legumes

Ingredientes

100 gramas de cenouras picadas em cubos médios

100 gramas de chuchus cortados em cubos

100 gramas de beterrabas cortadas em cubinhos

100 gramas de tomates cortados em cubinhos (se possível, orgânicos)

Sal a gosto

4 ovos

3 colheres de sopa de amido de milho

1 pitada de sal

Azeite para untar

Modo de fazer

Afervente os legumes em água e sal. Escorra e espere esfriar. Bata as claras em neve firme. Vá juntando as gemas uma a uma, batendo sempre após cada adição. Em seguida, acrescente o amido de milho e o sal e misture bem. Alterne camadas de ovo batido e legumes em uma forma refratária untada até terminarem os ingredientes. A útima camada deve ser de ovo. Leve ao forno brando para assar por 30 minutos. Espere esfriar um pouco e sirva.

 

Bolo de Abobrinha

Ingredientes:

2 ovos inteiros

½ (meia) xícara de óleo de canola

1 xícara da adoçante p/ forno e fogão (sucralose ou stevia)

125 g de abobrinha crua ralada sem semente

1 e ½ xícara de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de chá de raspa de limão

Modo de fazer

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar (adoçante) e a abobrinha. Ponha a farinha. Bata, mas adicione à mão o fermento e as raspas de limão. Mexa bem. Unte uma forna de bolo inglês com óleo. Enfarinhe, ponha a massa. Asse em forno.

 

Salada de frutas com semente de abóbora

Ingredientes

4 morangos orgânicos

½ xícara de melão

5 uvas Itália

1 colher de sobremesa de semente de abóbora

Modo de fazer

Corte os morangos e as uvas ao meio. Retire os caroços das uvas. Pique o melão em quadrados. Deixe a semente de abóbora secar de um dia para o outro em um tabuleiro. Depois leve ao forno e deixe até que comece a liberar um cheirinho de amendoim. Retire, espere esfriar e coloque em cima da salada de frutas.

Se a criança não gostar da semente de abóbora, bata no liquidificador até formar uma farofa e misture no feijão ou na farofa habitual. É uma ótima fonte de minerais e fibras.

 

Pão de queijo funcional

500 gramas de mandioquinha, amassada sem casca

500 gramas de polvilho azedo

2 colheres de chá de sal

3 colheres de sopa de chia

150 ml de azeite

Água em temperatura ambiente quanto baste

Modo de fazer

Misture o polvilho com o azeite, sal e chia e forme uma farofa. Adicione a mandioquinha e amasse bem. Acrescente ao poucos a água até a massa ficar gostosa de trabalhar e desgrudar das mãos.

 

Muffin de banana

3 bananas nanicas

2 ovos

¼ de xícara de açúcar

½ colher de sopa de fermento

1 colher de sopa de óleo de coco

½ copo de suco de laranja

Modo de fazer

Bata os ovos e as bananas no liquidificador. Acrescente o restante dos ingredientes e leve ao forno a 180ºC em forminhas untadas por 25 a 40 minutos.

 

Muffin de coco

4 ovos + 2 claras

1 xícara de chá de açúcar de coco

1 garrafinha de leite de coco

1 e ½ xícara de farinha de coco

3 colheres de sopa de coco chips

4 colheres de sopa de óleo de coco

2 colheres de chá de fermento

Modo de fazer

Bata as claras em neves, adicione o restante dos ingredientes e por último coloque o fermento. Leve ao forno a 180ºC em forminhas untadas por 25 a 40 minutos.