Aquela receitinha saudável que faz o maior sucesso entre as crianças. Não, isso não é uma lenda! É possível fazer delícias com ingredientes que só fazem bem à saúde e não comprometem a dieta da criançada. A seguir, mães dão dicas de receitas que são sempre solicitadas pelos filhos:

A servidora pública Ana Helena Freire, mãe de Aram, de 10 anos, e Rafi, de 4, tem uma dica simples: “Sirvo inhame assado em rodelas com queijo e orégano. Eles adoram e ainda chamam de pizza! Basta cortar as rodelas bem fininhas, assar durante dez minutos, virar, colocar o queijo e o orégano, e assar mais dez minutos”, conta com satisfação.

Na casa da bióloga Andréa Peres, mãe de Hugo, de 13 anos, o sucesso fica por conta do hambúrguer de berinjela. “Cozinho duas berinjelas, separo a polpa e levo ao processador com três colheres de sopa de aveia, alho e sal a gosto. Depois, modelo os hambúrgueres e grelho na frigideira com um fio de azeite. Sirvo no pão de hambúrguer, com alface, tomate e cenoura ralada. É um sucesso lá em casa”, comemora.

A jornalista Karla Rondon Prado, mãe de Gustavo, de três anos, tem uma receita infalível. “Faço uma receita comum de estrogonofe e coloco creme de inhame no lugar do creme de leite. Para fazer o creme de inhame, cozinho e bato no liquidificador com um pouquinho de água do cozimento. Faz sucesso aqui em casa com pai e filho”, revela.

Juliana Meziat, professora de dança e mãe de Heitor, de 8 anos, e Manoel, de 5, aposta em muffins salgados para agradar aos filhos. Ela bate no liquidificador: 2 ovos, ¼ de xícara de óleo, uma xícara de leite desnatado. Depois, em uma tigela, mistura os secos: uma xícara de farinha de trigo e uma colher de sopa de fermento em pó. É aí que entra a parte que ela e as crianças soltam a imaginação: “Colocamos legumes picadinhos, queijos, frango desfiado, milho, enfim, o que tiver na geladeira. É um ótimo lanche para a escola”, afirma Juliana. Para finalizar, basta assar em forno médio preaquecido por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique dourado.