A grande oferta de comidas industrializadas é um constante desafio na vida dos pais que querem ensinar hábitos alimentares saudáveis aos seus filhos, mantendo o risco de obesidade infantil a uma distância bem segura. Porém, a dificuldade em proporcionar uma alimentação balanceada e nutritiva às crianças é maior com relação aos lanches, que envolvem petiscos em momentos de lazer ou festividades e até mesmo na merenda escolar.

Seu filho adora salgadinhos, como coxinhas, empadinhas e quibes? Sempre pede para comer nuggets? Confira, a seguir, receitas fáceis e rápidas de guloseimas caseiras – tão saborosas quanto saudáveis –, especialmente selecionadas para você pela nutricionista Luciana Sarmento, pós-graduada em Nutrição Clínica e Funcional, que trabalha com educação nutricional infantil e elaboração de cardápios na escola Cores PlayGym. Experimente. É sucesso garantido!

 

Empanado caseiro de frango

Ingredientes

400 g de peito de frango moído ou processado
1 ovo inteiro batido
1 colher de sopa de cebolinha bem picadinha
1 xícara de aveia ou farinha de linhaça
1 fatia de pão integral bem picadinho ou processado
1 cebola pequena bem picadinha
Sal e temperos a gosto

Preparo

Misture todos os ingredientes, exceto o ovo e a aveia. Faça bolinhas com a mistura e amasse-as. Passe uma a uma no ovo batido e em seguida na aveia.

Unte uma assadeira com óleo de canola e arrume os nuggets de forma a não encostarem uns nos outros. Asse em forno preaquecido por 30 minutos ou até que estejam dourados, virando-os na metade do tempo.

 

Pão de queijo de mandioquinha

Ingredientes

3 mandioquinhas médias
1 xícara de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de polvilho azedo
½ xícara de chá de óleo de canola
½ colher de chá de sal
1 e ½ xícara de chá de água morna

Preparo

Cozinhe a mandioquinha e amasse bem até formar um purê. Misture esse purê com os polvilhos e o sal. Acrescente aos poucos o óleo e continue misturando. Por último, adicione a água. Misture tudo até conseguir uma massa homogênea. Dica: divida a massa em duas partes e acrescente ervas secas em uma metade. Faça bolinhas pequenas com as mãos. Asse em forno preaquecido, à temperatura de 180°C, por aproximadamente 40 minutos.

 

Empadinha de alho-poró

Ingredientes da massa

600 g de purê de grão-de-bico firme
150 g de fubá orgânico
100 g de polvilho doce ou azedo
1 colher de sobremesa de sal marinho
3 colheres de sobremesa de manteiga clarificada ou de banha de porco
3 colheres de sobremesa de chia
Água mineral, se necessário

Modo de preparo da massa

Deixar aproximadamente 350 g de grão-de-bico de molho na água por, no mínimo, 8 horas. Descartar a água e lavar bem. Cozinhar o grão-de-bico na panela de pressão por 30 minutos, descartar a água. Fazer um purê firme amassando com um amassador de batatas ou batendo o grão-de-bico em um processador de alimentos. Adicionar os demais ingredientes no processador ou recipiente e bater/misturar até a massa ficar homogênea. Forrar forminhas de quiche ou de silicone com a massa. Pincelar azeite de oliva com açafrão se quiser dourar as bordas. Reservar para rechear ou assar em forno preaquecido, à temperatura de 200°C a 220°C, por aproximadamente 20 minutos.

Sugestão de recheio

2 ovos
3 claras
1 colher de chá de sal
½ cebola picada
½ xícara de chá de alho-poró cortado em rodelas
2 colheres de sopa de manteiga clarificada
Noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo do recheio

Refogar o alho-poró na manteiga até murchar. Bater no liquidificador o ovo, as claras, um pouco de sal, a noz-moscada e a pimenta-do-reino a gosto. Acrescentar o alho-poró nesta mistura e colocar sobre a massa. Assar em forno preaquecido, à temperatura de 200°C a 220°C, por aproximadamente 20 minutos.

Opcional 

Tomates confitados ou abobrinhas ou legumes ralados ou picados em cubos pequenos e refogados na manteiga (exemplo: brócolis, abobrinha e cenoura)

 

Coxinha de batata-doce

Ingredientes

3 colheres de sopa de linhaça ou chia
½ kg de batata-doce ou inhame ou aipim cozidos (sem fios ou cascas)
1 xícara de farinha de mandioca ou flocos de aveia
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Caldo de legumes caseiro suficiente para dar o ponto (em torno de ½xícara)
1 colher de cafezinho de sal marinho
Temperinhos bem picados a gosto (pode colocar salsinha ou cebolete)

Modo de preparo

Amassar a batata-doce ou o inhame ou o aipim até que fique uma massa homogênea. Adicionar os demais ingredientes, mexer bem até que desgrude da mão ao moldar. Abrir a massa, colocar no centro o recheio de sua preferência e fechar no formato de coxinha.

Empanar em farinha de linhaça dourada ou amaranto (pode bater a farinha de linhaça com farinha de mandioca flocada e um pouco de açafrão, dá uma cor linda e deixa o empanado mais crocante). Antes de empanar, molde com a mão untada com azeite de oliva, passe um pouco no azeite para a farinha aderir ao empanado e leve para uma travessa forrada com papel-manteiga. A partir daí, é só assar as coxinhas em forno preaquecido, à temperatura de 200°C, por aproximadamente 30 minutos. Servir com limão ou pimentinhas.


Mini Quibe Assado

Ingredientes

1 xícara de trigo para quibe
250 g de carne moída
½ xícara de cenoura ralada
1 cebola bem picadinha
Sal a gosto
Cheiro-verde a gosto
Temperinhos a gosto (alho granulado, noz-moscada, páprica)

Preparo

Deixe o trigo para quibe de molho por aproximadamente 2 horas. Retire o excesso de água e misture os demais ingredientes. Faça bolinhas e leve para assar em forno preaquecido, à temperatura de 180ºC, por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam douradinhos!

 

Bronzeadinhos de Aipim

Ingredientes
500 g de aipim cozido
1 ramo de salsa picadinha
1 lata de atum em óleo baixo sódio
1 xícara de chá de aveia sem glúten
1 ovo caipira
Sal a gosto
Azeite de oliva e açafrão para enrolar

Preparo

Amassar bem o aipim e misturar os demais ingredientes. Untar as mãos com um pouco de azeite de oliva e açafrão e fazer bolinhas. Levar ao forno preaquecido, à temperatura de 200°C, por 25 minutos ou até ficarem bronzeadas.

  

Cookie de aveia e mel

Ingredientes

1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de aveia
½ xícara de farinha integral
½ xícara de açúcar mascavo ou de coco ou demerara
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de fermento

Opcional 

Castanha-do-Pará, uva-passa, tâmara, semente de abóbora triturada, gergelim.

Preparo

Derreta a manteiga e reserve. Misture os ingredientes secos, acrescente o ovo e a manteiga e, por último, o fermento. Faça bolinhas ou o formato desejado. Asse em forno preaquecido por 15 a 20 minutos ou até que estejam dourados. Deixe descansar fora do forno para que fiquem mais crocantes.