Naquele momento que a criança insiste em comer uma sobremesa, há alternativas que podem ser saudáveis sem, no entanto, perder o encanto. Doces com frutas, por exemplo, são saborosos e livres de excesso de açúcar, já que contêm a substância da própria fruta. A seguir, selecionamos algumas sobremesas que, se consumidas com moderação, podem fazer a alegria da criançada sem abrir mão de uma dieta balanceada.

 

Banana com chocolate no palito

Ingredientes

6 bananas nanicas maduras

250g de chocolate ao leite picado

Chocolate granulado a gosto

Palitos de sorvete

Modo de Preparo

Ponha as bananas com casca no freezer durante três horas. Derreta o chocolate em banho-maria. Deixe esfriar e coloque-o em um copo alto. Retire as bananas do freezer, tire as cascas e corte-as ao meio. Espete-as nos palitos de sorvete, banhe-as no chocolate e em seguida cubra-as com chocolate granulado. Arrume as bananas em um prato e leve a geladeira até ficarem firmes. Sirva em seguida.

 

Mango Thai

Ingredientes

100g de polpa de manga batida no liquidificador

50 ml de leite de coco

1 colher (café) de gengibre picadinho

1 colher (café) de hortelã picadinha

2 colheres (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo

Misture tudo e coloque para gelar. Finalize com frutas da estação picadas por cima do creme. 

 

Sorvete de banana

Ingredientes

6 bananas nanicas maduras

Modo de preparo

Descasque as bananas nanicas e coloque-as no freezer por duas horas. Quando ficarem completamente congeladas, elas estão no ponto ideal para virarem sorvete. Corte as bananas em fatias finas. Ponha todas as fatias dentro de um processador de alimentos. Bata as bananas por cerca de 30 segundos ou até que elas fiquem cremosas e macias, com a consistência de sorvete.

 

Salada de frutas com molho de manga

Ingredientes

Para a salada:

Frutas variadas: kiwi, manga, laranja, mamão, banana: 4 xícaras (chá), picadas

Molho de manga

Manga haden: 1 unidade

Açúcar: 4 colheres (sopa)

Iogurte natural: 1 pote

Modo de preparo

Distribua as frutas cortadas em cubinhos em quatro taças.

Para o molho, corte a manga em pedaços. Bata a fruta no liquidificador com o açúcar e o iogurte até obter um creme homogêneo. Despeje sobre as frutas.

 

Gelatina com frutas

Ingredientes

2 caixas de gelatina de abacaxi

1 caixa de gelatina de pêssego

1 e 1/2 colher de chá de gelatina sem sabor

2 colheres de sopa de açúcar

Frutas de sua preferência cortadas em cubinhos

 

Em uma travessa, despeje os dois pacotes de gelatina de abacaxi, uma colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de gelatina em pó sem sabor e dissolva em 400 ml de água quente. Em seguida, adicione 400 ml de água fria e misture. Reserve.

 

Em outra travessa, despeje o pacote de gelatina de pêssego, uma colher de sopa de açúcar e meia colher de chá de gelatina em pó sem sabor e dissolva em 200 ml de água quente. Em seguida, acrescente 200 ml de água fria e misture. Reserve. 

Montagem

A montagem deve ser realizada em etapas para que as frutas se distribuam por toda a gelatina e não fiquem aglomeradas no fundo da forma.

Primeira etapa: preencha a forma com, no máximo, dois centímetros da gelatina de pêssego. Depois, disponha as frutas e leve à geladeira até endurecer.

Segunda etapa: acrescente mais gelatina de pêssego e adicione a gelatina de abacaxi. Acrescente mais frutas e leve à geladeira até endurecer.

Terceira etapa: coloque a gelatina restante e toda fruta e leve à geladeira até o dia seguinte. Após esse procedimento, desenforme e sirva.