Chegou a hora de preparar a festinha de aniversário do seu filho! Mas como elaborar um cardápio atrativo e nutritivo ao mesmo tempo? “Uma festa hoje tem tudo para ser mais saudável, a gente tem muito mais recursos”, declara a nutricionista Ana Paula Lins. Para tornar a festinha das crianças ainda melhor, confira as dicas de substituições e receitas rápidas da nutricionista.

 

Para qualquer bolo: Em vez de manteiga, use gordura vegetal. Basta trocar por um óleo de boa qualidade.

Retire açúcar refinado: Para bolos, docinhos e doces em geral: esqueça o açúcar branco (refinado). Substitua-o pelo açúcar de coco ou pelo demerara orgânico. Estes praticamente não levam aditivos e não são tão refinados quanto os outros, e são menos prejudiciais à  saúde! A quantidade também é a mesma. 

Para os salgados: A maioria dos salgadinhos que, habitualmente, costumamos fritar, como a coxinha e o quibe, podem ser assados, sem qualquer prejuízo no sabor, e vão continuar crocantes!

Outros doces: Qualquer doce, calda ou cobertura que leve chocolate: você pode trocar o achocolatado – rico em açúcar refinado – por cacau! Quanto menos cacau, menor é o amargor. E você ainda pode adoçar com o açúcar demerara ou o de coco. “Você vai conseguir um sabor bem gostoso”, assegura Ana Paula.

 

Atente-se para outras dicas

“Como salgadinho, você pode oferecer o milho cozido, cortado em rodelas grossas e colocados em um palito. Ou, então, potinhos de saladinhas de queijo branco ou muçarela de búfala com tomate e ervas”, sugere a nutricionista.

Faça cubinhos de gelo coloridos com suco da fruta e pedaços de fruta para colocar em jarras de água.

Corte frutas e vegetais em formatos divertidos e atraentes.

Ofereça uma sobremesa diferente, tipo parfait – aquela sobremesa francesa com frutas, parecida com um sorvete: é só montar camadas de frutas e iogurte gelados.

Sirva espetinho de frutas.

 

Fonte: www.choosemyplate.gov,  do departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em inglês e espanhol

 

 

Aprenda uma receita de cajuzinho 

Cajuzinho

Ingredientes 

1 (um) saquinho de amendoim torrado, sem açúcar, triturado

Açúcar de coco ou demerara a gosto

Um pouco de cacau

Um pouco de água

Coloque uma colher de chá de óleo vegetal.

 

Modo de Preparo 

Misture com as mãos, e, se ainda estiver seco, adicione um pouco mais de água, e faça o cajuzinho.

 

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