Passada a fase do aleitamento materno exclusivo (até seis meses de idade), é chegada a hora de oferecer alimentos sólidos ao bebê. Pedimos à nutricionista Luciana Sarmento, do Cores Playgym Educação Infantil e do Espaço Stella Torreão, receitas práticas e saudáveis de papinhas para preparar em casa. Ela esclarece que, ao contrário da sucção, que é instintiva, a mastigação é um processo diário que deve ser estimulado. Portanto, deixe a papa pastosa com pedacinhos.

 

Luciana também recomenda cozinhar a papa com pouca água e amassá-la com um garfo – incluindo a carne –, para que sejam aproveitadas as fibras e atinjam a consistência de um purê; não bater no liquidificador, nem passar na peneira. Procure cozinhar os alimentos separadamente para preservar o gosto e a textura de cada um. Além disso, ela aconselha o uso de alimentos orgânicos, pois não utilizam agrotóxicos, fertilizantes sintéticos e pesticidas na sua produção. Assim, garantimos produtos mais saudáveis e saborosos e ainda reduzimos o risco de problemas de saúde. Confira as receitas de papas orgânicas da nutricionista!

 

 Caldo caseiro de legumes

 Ingredientes

 1 colher (sopa) de azeite

400 gramas de músculo em cubos (ou 2 sobrecoxas de frango)

½ cenoura lavada e cortada em rodelas

½ talo de salsão lavado e picado

2 talos de salsinha

2 talos de cebolinha

2 ramos de tomilho

 

Modo de preparo: Aqueça uma panela e coloque o azeite. Junte o músculo ou as sobrecoxas de frango, a cebola, a cenoura e o salsão e refogue até dourar. Adicione os demais ingredientes e cubra com 2 litros de água. Cozinhe com a panela destampada, em fogo baixo, até que todos os ingredientes estejam macios. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento. Coe e reserve os legumes. Congele o caldo coado em formas de gelo. Validade: até 2 meses. Ou 2 dias na geladeira.

 

 Papa de mandioquinha, frango, ervilhas e agrião

 Purê de mandioquinha

 Ingredientes

 ½ litro de caldo caseiro de legumes

2 mandioquinhas médias

1 colher (sopa) de azeite de oliva

 

Modo de preparo: Use meio litro de caldo de legumes para cozinhar 2 mandioquinhas médias. Assim que as mandioquinhas estiverem macias, amasse-as com o garfo até formar um purê. Adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva.

 

 Frango desfiado com ervilha

 Ingredientes

 1 colher de sopa de cebola

½ dente de alho

1 filé de frango pequeno

1 tomate (italiano) sem sementes e picado em tiras bem finas

4 colheres (sopa) de ervilhas frescas

 

Modo de preparo: Em uma frigideira antiaderente, pique e refogue a cebola e o alho com um fio de azeite extravirgem. Adicione o filé de frango pequeno e grelhe um pouco. Acrescente na frigideira o tomate (italiano) sem sementes e picado em tiras bem finas, e as ervilhas frescas. Desfie o frango com a ajuda de um garfo.

 

Papinha do bebê: Purê de mandioquinha, frango desfiado com ervilhas e tomate. Adicione 2 colheres de sopa de agrião bem picadinho. Misture tudo e amasse mais uma vez com o garfo. Sirva.

 

 

Papa de arroz, feijão, couve, carne e cenoura

 Arroz branco

 

Modo de preparo: Aqueça a panela e o azeite. Doure o alho e a cebola. Adicione ½ xícara de arroz branco polido. Acrescente a água, abaixe o fogo e tampe a panela. Espere a água secar e experimente. Caso ainda não esteja cozido, acrescente um pouco mais de água. Reserve 2 colheres de sopa cheias e amasse com o garfo.

 Couve-manteiga refogada

 

Ingredientes

 1 colher (sopa) de cebola

1 dente de alho

1 folha de couve

 

Modo de preparo: Numa panela, refogue 1 colher de sopa de cebola, 1 dente de alho e azeite. Adicione a folha de couve bem picadinha. Deixe refogar por 4 minutos. Reserve.

 Carne desfiada com cenoura

 Ingredientes

 1 colher (sopa) de cebola roxa

½dente de alho

1 pedaço de carne bovina (lagarto ou músculo)

1 colher (sopa) de cenoura ralada

 

Modo de preparo: Em uma frigideira antiaderente, refogue 1 colher de sopa de cebola roxa e ½dente de alho com um fio de azeite extravirgem. Adicione 1 pedaço de carne bovina (lagarto ou músculo) e grelhe um pouco. Acrescente uma colher de sopa de cenoura ralada. Com a ajuda de um garfo, desfie bem a carne e adicione salsinha e cebolinha. Reserve 2 colheres de sopa.

 

 

Feijão fradinho

 

Ingredientes

 

8 colheres (sopa) de feijão fradinho

500 ml de água

½ folha de louro

1 pedaço pequeno de cebola

 

Modo de preparo: Deixe as 8 colheres de sopa de feijão fradinho de molho na geladeira da noite para o dia. Coloque o feijão na panela, com 500 ml de água, ½ folha de louro e um pedaço pequeno de cebola e cozinhe em fogo médio, até amolecer bem. Se necessário, adicione mais 100 ml de água. Amasse com um garfo junto com 1 colher de sobremesa de azeite.

 

 

Papinha do bebê: Amasse 2 colheres de arroz branco, 1 colher de couve, 2 colheres de carne desfiada com cenoura e 1 colher de sopa de feijão fradinho. Sirva.

 

 

Papa de lentilha, abóbora, arroz, vagem, carne moída e escarola

 

Lentilha cozida

 

Ingredientes

 ½ xícara de lentilha

500 ml de água

1 folha de louro

1 pedaço pequeno de cebola

 

Modo de preparo: Deixe ½ xícara de lentilha de molho na geladeira da noite para o dia. Coloque a lentilha na panela, com 500 ml de água, 1 folha de louro e um pedaço pequeno de cebola e cozinhe em fogo médio, até amolecer bem. Se necessário, adicione mais 100 ml de água. Reserve 2 colheres de sopa com caldo e amasse com um garfo junto com 1 colher de chá de azeite.

 

Abóbora japonesa no forno

 

Ingredientes

 1 abóbora japonesa

 Modo de preparo: Limpe bem com água a abóbora e coloque no forno a 180ºC. Quando estiver bem molinha, retire a casca e reserve 2 colheres.

 Arroz branco com vagem

 Ingredientes

 1 dente de alho

½ cebola

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 xícara de arroz

 

Modo de preparo: Em uma panela, refogue 1 dente de alho com ½ cebola em 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Coloque 1 xícara de arroz lavado e refogue novamente por 30 segundos. Adicione a água (2 dedos acima do arroz) e a vagem bem picadinha. Tampe a panela e espere até ficar bem cozido.

 

Papinha do bebê: Em uma panela, refogue a cebola picadinha com o azeite. Adicione a carne moída e refogue até ficar bem cozida. Acrescente 2 colheres de sopa de abóbora cozida, 1 colher de sopa de lentilha amassada e 2 colheres de sopa de arroz com vagem. Por último, adicione 2 folhas pequenas de escarola picadinha. Deixe apurar 2 minutos. Se necessário, coloque um pouco mais de caldo de legumes. Sirva com cebolinha picada por cima.

 

 

Papa de grão-de-bico, cenoura, arroz branco, músculo e acelga

 

Grão-de-bico com cenoura

 

Ingredientes

 

½ xícara de grão-de-bico

500 ml de água

½folha de louro

salsão

¼ de cebola pequena

1 cenoura média

 

Modo de preparo: Deixe ½ xícara de grão-de-bico de molho na geladeira da noite para o dia. Coloque o grão-de-bico na panela de pressão, com 500 ml de água, ½ folha de louro, salsão, ¼ de cebola pequena e 1 cenoura média. Deixe cozinhar até amolecer bem. Reserve 2 colheres de sopa de grão-de-bico com 1 pedaço de cenoura e amasse com um garfo junto com 1 colher de sobremesa de azeite.

 Arroz branco

 Modo de preparo: Aqueça a panela e o azeite. Doure o alho e a cebola. Adicione ½ xícara de arroz branco polido. Acrescente a água, abaixe o fogo e tampe a panela. Espere a água secar e experimente. Caso ainda não esteja cozido, acrescente um pouco mais de água. Reserve 2 colheres de sopa cheias e amasse com o garfo.

 Músculo e acelga

 Ingredientes

 1 pedaço pequeno de músculo

1 colher de sopa de cebola

1 xícara de caldo de legumes caseiro

1 folha de acelga picadinha

1 colher de alho-poró

½ tomate picado e sem sementes

 

Modo de preparo: Em uma panela, refogue 1 pedaço pequeno de músculo com 1 colher de sopa de cebola. Adicione 1 xícara de caldo de legumes e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia. Retire a carne da panela e coloque 1 folha de acelga picadinha, 1 colher de alho-poró, ½ tomate picado e sem sementes. Deixe apurar por 7 a 10 minutos. Reserve 3 colheres de sopa e amasse com o garfo.

 

Papinha do bebê: Adicione o músculo e a acelga com 2 colheres de grão-de-bico amassado com a cenoura e 2 colheres de arroz amassado com um garfo. Adicione cebolinha a gosto. Sirva.

 

 

Papa de escondidinho de carne, legumes e berinjela

 Carne desfiada

 Ingredientes

 ¼ de cebola pequena

1 dente de alho

1 bife e ½de carne bovina (filé mignon)

 

Modo de preparo: Em uma frigideira antiaderente, refogue ¼ de cebola pequena e 1 dente de alho com um fio de azeite extravirgem. Adicione 1 bife e ½ de carne bovina (filé mignon) e grelhe um pouco. Com a ajuda de um garfo, desfie a carne.

 

 Batata-inglesa, cenoura e chuchu

 

Ingredientes

 2 unidades de batata-inglesa

1 cenoura grande

½ chuchu

2 xícaras de caldo de legumes caseiro

1 xícara de água

2 colheres de sopa de azeite

 

Modo de preparo: Pique 2 unidades de batata-inglesa, 1 cenoura grande e ½ chuchu. Cozinhe com 2 xícaras de caldo de legumes, 1 xícara de água e 2 colheres de sopa de azeite. Cozinhe com a panela tampada. Quando estiver bem cozido, amasse todos os legumes com um garfo. Montagem da travessa: Preaqueça o forno a 180ºC por 10 minutos. Em uma travessa pequena, passe um pouco de azeite e espalhe bem. Coloque a carne desfiada em toda a travessa ou até que todas as partes estejam cobertas. Espalhe por cima o purê de legumes. Deixe dourar por 15 minutos e sirva.

 

Berinjela cozida

 

Ingrediente

 1 colher (sopa) de cebola

½ dente de alho

½ unidade de berinjela picada em cubinhos

½ tomate italiano picado em cubinhos

Manjericão a gosto

 

Modo de preparo: Refogue em uma panela 1 colher de sopa de cebola e ½ dente de alho com 1 fio de azeite. Adicione ½ unidade de berinjela picada em cubinhos, ½ tomate italiano picado em cubinhos e adicione manjericão a gosto. Separe 1 colher de sopa cheia e amasse bem com um garfo.

 

Papinha do bebê: Escondidinho de carne com legumes e papinha de berinjela.

 

 Papa de aveia com maçã

 Base da aveia

 

Ingredientes: 

¾ de xícara de água (175 ml)

¼ de farelo de aveia fina

 

Modo de preparo: Ferva a água em uma panela. Adicione a aveia triturada mexendo constantemente. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Deixe esfriar.

 

Papa de maçã

 

Ingredientes

 1 maçã madura

¼ a 1/3 xícara (60 a 80 ml) de água

 

Modo de preparo: Lave, descasque e tire o miolo da maçã cortando-a em pequenos pedaços. Ferva a água em uma panela pequena. Adicione os pedaços de maçã à água fervente, tampe e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos ou até a maçã ficar macia. Olhe, de vez em quando, para ver se necessita de mais água. Deixe esfriar e bata até ficar com consistência de um purê liso. Se necessário, adicione 1 a 2 colheres de água.

 

Papinha de pera e aveia

 

Ingredientes

 1 pera madura

¼ ou 1/3 xícara (60 a 80 ml) de água

 

Modo de fazer: Lave, descasque e tire o miolo da pera, cortando-a em pequenos pedaços. Ferva a água em uma panela pequena. Adicione os pedaços de pera à água fervente, tampe e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos ou até a pera ficar macia. Olhe de vez em quando para ver se necessita de mais água. Deixe esfriar e bata no liquidificado por 30 segundos ou até ficar com a consistência de um purê liso. Se necessário, adicione 1 a 2 colheres de água. Sirva junto com a base de aveia.

 

Papa de banana com quinoa

 

Ingredientes

 1 banana amassada

1 colher de sobremesa de quinoa

 

Modo de preparo: Em uma tigela, amasse a banana e adicione a quinoa em flocos.

 

Papa de banana com abacate

 

Ingredientes

 2 colheres de sopa de abacate amassado

¼ de banana amassada

 Modo de preparo: Em uma tigela, amasse o abacate com a banana.