A mais recente pesquisa TIC Kids Online, divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), em setembro, revela que o número de crianças e adolescentes que utiliza a televisão e o celular para acessar a internet aumentou 7%, desde 2016. O uso do computador, por sua vez, registrou igual queda de percentual.

O estudo é o sexto de uma série histórica iniciada em 2012, que tem como propósito gerar indicadores sobre o uso que crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos fazem da rede. Nesta edição, foram feitas 3.100 entrevistas nessa faixa etária e também com 3.100 pais e responsáveis, entre novembro de 2017 e maio de 2018.

Com base na pesquisa, 85% da população entre 9 e 17 anos utilizaram a internet ao menos uma vez em três meses, o que corresponde a um total de 24,7 milhões de crianças e adolescentes. No grupo analisado, o percentual de uso da rede via telefonia móvel aumentou de 37% para 44%, ao mesmo tempo em que via computador caiu de 60% para 53%, na análise dos dois últimos levantamentos.

O acesso à internet por meio da televisão, em contrapartida, subiu de 18% para 25% nesse comparativo. O gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, atribui esse crescimento principalmente à modernização dos aparelhos. “As televisões inteligentes já vêm com um conjunto de aplicativos”, ressalta.

 

Quadro

TIC

Evolução

Variação

Celular

37%

44%

+ 7%

Computador

60%

53%

- 7%

Televisão

18%

25%

+ 7%

 

 

Conheça, na íntegra, a última pesquisa TIC Online Kids Brasil.

O link para consulta é: <https://cetic.br/pesquisa/kids-online/>.

 

Confira as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o tema em: “Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital”, através do site <http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/11/19166d-MOrient-Saude-Crian-e-Adolesc.pdf>.